O CARTÓRIO

Conforme pesquisas, o primeiro livro desta Serventia teve seu “Termo de Abertura” lavrado aos 13 de julho de 1887 e foi assinado pelo MM. Juiz de Direito Interino da Comarca, DR. JOSÉ FERREIRA BRANT, com a seguinte redação:

“Servirá este livro para a transcripção dos imóveis susceptíveis de hypotheca conforme o artº 28 do Decreto nº 3453 de 25 de abril de 1865. Tem o mesmo cento e cincoenta e uma folhas por mil numeradas e rubricadas com a minha rubrica que diz (…) e leva no fim termo de encerramento. – E para constar lavro este termo. Pará 13 de julho de 1877- (a) Dr. José Ferreira Brant”

O primeiro Oficial do Registro foi o Sr. Antônio Júlio Teixeira de Faria, tendo o primeiro registro de transcrição efetuado em 20 de agosto de 1878, onde o Sr. José de Freitas Mourão adquiriu uma casa de negócio situada na Freguezia de Nossa Senhora de Piedade do Pará (hoje Pará de Minas).

Em outubro de 1905, foi nomeado Oficial interino do Cartório o Sr. Paulo Braz de Menezes, em substituição ao Primeiro Oficial. Paulo Braz de Menezes permaneceu respondendo pela Serventia até janeiro de 1940, ocasião em que assumiu a titularidade do Cartório o Sr. Francisco Valadares Ribeiro, na qualidade de Oficial, tendo como Oficiala substituta a Sra. Maria Xavier Capanema.

Esta situação perdurou até outubro de 1948, ocasião em que assumiu o oficialato de Registro de Imóveis, o Sr. Hugo Marinho, que permaneceu até agosto de 1988. De agosto de 1988 até a presente data, responde pelo Cartório o Sr. Hugo Flávio Lobato Marinho.